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domingo, 23 de setembro de 2012

Boa noite,

Hoje estou com vontade de falar sobre os grandes pedagogos da história, homens e mulheres que mudaram a visão de educação e se tornaram  objetos de estudos não só da pedagogia, mas também de outras áreas de conhecimentos.

Vamos conhecer alguns.

Paulo Freire (1921 – 1997)

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Paulo Freire nasceu a 19 de Setembro de 1921 e faleceu a 2 de Maio de 1997.
Destacou-se pelo seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência e é considerado um dos pensadores que influenciou o movimento chamado pedagogia crítica.
Paulo Freire delineou uma pedagogia intimamente relacionada com a visão do terceiro mundo e das classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das CEB’s – Comunidades Eclesiais de Base. No entanto, a sua obra ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política.
O método de Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didáctica que utilizava como ferramenta central no ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa que comummente se denomina como linguagem de cartilha.
 

Immanuel Kant (1724 – 1804)

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Immanuel Kant nasceu a 1724 e faleceu a 1804 e foi um filósofo iluminista.
Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como transcendentalismo – todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.
A filosofia de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas suas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant concebeu a educação prática como equivalente à educação moral. O centro desta concepção é a formação do carácter do sujeito, de forma a atingir as características necessárias. Na educação moral a virtude é concretizada em dois tipos de deveres que as crianças desenvolverão: deveres para consigo mesmas e deveres para com os outros.
 

Jean Piaget (1896 – 1980)

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Jean Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1896 e faleceu a 16 de Setembro de 1980. Piaget foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Foi, ainda, professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e ficou conhecido por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano:
  • Sensório-motor,
  • Pré-operacional,
  • Operatório concreto
  • Operatório formal.
Piaget deu assim origem à Teoria Cognitiva.
Escreveu mais de 100 livros e 600 artigos, alguns dos quais contaram com a colaboração de Barbel Inhelder.
Piaget desenvolveu estudos sobre os próprios processos metodológicos, concretamente o método clínico e a observação naturalista.
Estes métodos correspondem a importantes avanços na investigação em Psicologia. Até morrer, Piaget estudou, escreveu, participou em congressos, polémicas e debates públicos. Foi uma personagem destacada pela forma empenhada, crítica, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações baseadas, fundamentalmente, nas observações dos seus filhos e de outras crianças.
 

Maria Montessori (1870-1952)

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Maria Montessori nasceu a 31 de Agosto de 1870 e faleceu a 6 de Maio de 1952.
Formou-se em medicina e foi na universidade que começou o estudo das crianças.
O método Montessoriano tem por objectivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objectos sujeitos à sua acção, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento da Escola Nova, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infâcia e para os primeiros anos do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel importante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
 

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827)


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Johann Heinrich Pestalozzi nasceu a 12 de Janeiro de 1746 e faleceu a 17 de Fevereiro de 1827.
Foi um pedagogo e educador pioneiro da reforma educacional.
Durante a invasão francesa da Suíça em 1798, Pestalozzi reuniu num convento abandonado muitas crianças que vagueavam no Cantão de Unterewalden e deu-lhes abrigo, comida e educação.
Em 1799 obteve permissão para manter uma escola em Burgdorf, onde permaneceu trabalhando até 1804. No entanto, em 1801 Pestalozzi concentrou suas ideias sobre educação num livro intitulado “Como Gertrudes ensina suas crianças”. Ali expõe seu método pedagógico, de partir do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo.

Para ver uma apresentação:
 

Célestin Freinet (1896 – 1966)

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Célestin Freinet nasceu a 15 de Outubro de 1896 e faleceu em Outubro de 1966.
Foi um pedagogo francês contribui para a reforma da educação. Hoje em dia as suas propostas continuam, ainda, a ser uma grande referência para a educação.
Este foi um crítico da Escola Tradicional e da Escola Nova e foi criador do movimento da Escola Moderna. O seu objectivo principal era desenvolver uma escola popular com vista a formar um homem com mais liberdade, mais autónomo e mais responsável. Ele via a criança como um sujeito que já é um cidadão, ou seja, que tem os seus direitos, interesses e necessidades próprias.
A criança era considerada o centro da educação pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.
 

Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética ela continuou, estudando e aprofundando-se em um assunto que Piaget não explorou: a escrita.

A partir do ano de 1974, Ferreiro desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças, a qual expôs as conclusões do estudo na obra Psicogênese da Língua Escrita, juntamente com a pedagoga Ana Teberosky.

Hoje Emilia é professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde vive. Além de professora – que exerce viajando pelo mundo – Ferreiro está à frente do site WWW.chicosyescritores.org, em que alunos escrevem em parceria com grandes autores e publicam os próprios textos.
 
Existem muitos outros, mas coloquei apenas alguns mais conhecidos e que mais influenciaram minha construção de conhecimento pedagógico.

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